Até a noite desta segunda-feira (7/10) os candidatos de cargo majoritário derrotados no 1º turno nas eleições de Manaus não realizaram declaração de apoio a David Almeida (Avante) ou a Alberto Neto (PL) que disputam o segundo turno no dia 27 de outubro.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e terceiro colocado na disputa, até o momento não quis falar sobre eventuais apoios no segundo turno da eleição. Amom recebeu mais de 210 mil votos ficando com 19,10%.
Leia mais:
“David Almeida está com a esquerda”, dispara Alberto Neto em entrevista
Eleições 2024: David Almeida e Capitão Alberto Neto disputarão 2º turno à Prefeitura de Manaus
O deputado estadual e então candidato a vaga de prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil) possivelmente não vai apoiar nenhum dos candidatos no segundo turno. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve diversos embates durante a campanha com os dois candidatos. Cidade entrou na justiça contra David e Alberto Neto solicitando direito de resposta, concedido pelo TRE-AM. Cidade recebeu mais de 187 mil votos, correspondente a 17,01%.
O 5º colocado no primeiro turno das Eleições Municipais, Marcelo Ramos, do Partido dos Trabalhadores, recebeu mais de 66 mil votos para a prefeitura de Manaus. Ramos deve seguir a orientação do senador Omar Aziz (PSD), apoiando David Almeida direta ou indiretamente.
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos, que juntos receberam mais de 8 mil votos, ainda não se pronunciaram sobre o possível apoio a um dos candidatos que disputarão o segundo turno.