O primeiro turno das eleições municipais chegou ao fim neste domingo (6/10) consolidando os candidatos de direita como os principais vitoriosos nesta disputa no Brasil. Neste ano, as cinco legendas no campo da direita com mais prefeituras venceram em 3.613 municípios, o equivalente a 64% de todas as cidades do país. As eleições nas capitais do país mostraram uma predominância de partidos de centro e do PL, de direita. Em todos os cenários de segundo turno existem candidatos do PL ou de partidos de centro.
Em Manaus a declaração de David Almeida na manhã desta segunda-feira (7) em uma emissora local, tenta dividir opiniões e votos na disputa de quem é a ‘verdadeira direita’, “Se ele apoiou o Bolsonaro, eu também apoiei”, afirmou o candidato a reeleição que em 2022 declarou voto ao ex-presidente, após meses antes disparar em coletiva contra Jair Bolsonaro então presidente da República e o seu ministro da Economia Paulo Guedes, em defesa a Zona Franca de Manaus.
Leia mais:
“David Almeida está com a esquerda”, dispara Alberto Neto em entrevista
Segundo as pesquisas, o deputado federal Alberto Neto (PL) passou para o segundo turno em uma virada nos últimos dias da disputa eleitoral. Ao vencer a primeira etapa da corrida para a cadeira de chefe do Executivo Municipal, o candidato afirmou o protagonismo da ‘direita’ nessa disputa, tentando colocar David como candidato da esquerda, “Manaus é de direita. É Lula contra Bolsonaro”, diz Alberto Neto ao comemorar com militantes, apoiadores e eleitores sua ida ao segundo turno, em uma churrascaria localizada no bairro Dom Pedro, na zona Centro-Sul da capital.
O ex-presidente realizou três visitas a Manaus para apoiar o seu candidato declarado do Partido Liberal. Alberto Neto repetiu durante sua campanha o slogan de Bolsonaro, “Deus, Pátria e Família”. Com 100% das urnas apuradas o Capitão Alberto Neto obteve 25% dos votos no primeiro turno, contra 32% do prefeito David Almeida (Avante), que tenta afastar a nacionalização da disputa na capital amazonense.