O Governo Jair Bolsonaro decidiu, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de São Paulo, que vai elevar para 33% a redução do IPI dos produtos industrializados excetuando apenas alguns dos que são feitos na Zona Franca de Manaus. Entre os polos mais atingidos pela nova redução estão o de duas rodas e o de concentrados de refrigerantes.
De acordo com a reportagem, a decisão sobre o polo de concentrados está tomada e terá ainda um caráter político, pois o ministro da Economia, Paulo Guedes, não absorveu a decisão da bancada do Estado de entrar na Justiça para questionar o decreto de redução que foi reeditado no último dia 31. Sobre o polo de duas rodas, o governo ainda estuda a repercussão na cadeia produtiva e na arrecadação dos impostos.
De acordo com dados do Centro da Industria do Estado do Amazonas (Cieam), as empresas que produzem concentrados no Estado são responsáveis por mais de 90% de todos os refrigerantes consumidos no Brasil. O segmento gera em torno de 15 mil empregos diretos, tendo a vantagem de gerar atividade econômica ainda em dois municípios do interior: Presidente Figueiredo, onde a empresa Jayoro produz insumos (açúcar mascavo) para o grupo Simões, a maior engarrafadora de refrigerantes do grupo Coca-Cola do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O segundo é Maués, onde existe uma planta da Ambev para produção de concentrados de guaraná, produto típico do município.
Veja mais:
Serafim Corrêa fala sobre impacto da redução do IPI: “Sem a ZFM, vamos voltar a 1954”
EXCLUSIVO: Vice-líder de Bolsonaro na Câmara afirma: Decreto do IPI será modificado em 30 dias
Já a quebra do polo de duas rodas vai atingir mais de 30 mil empregos, pois são quase 30 industrias de motocicletas e bicicletas que construíram ao longo da existência da Zona Franca um complexo industrial completo, com várias industrias componentistas.
A repercussão da reportagem deixou os líderes da bancada em Brasília e os representantes da indústrias com a “orelha em pé” e prontos para a guerra. Uma reunião com o governador Wilson Lima (União Brasil) está agendada para acontecer ainda nesta sexta-feira.