27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ex-presidente da Bolívia, Evo Morales é investigado por estupro de menor

Publicado em:

- Anúncio -

O ex-presidente Evo Morales, atual líder da oposição na Bolívia, está sendo investigado pelo estupro de uma menor há oito anos, revelou na quinta-feira (3/10) o ministro boliviano da Justiça, César Siles.

Em coletiva de imprensa, Siles disse:

“Observamos com indignação crimes graves que pretendem ficar na impunidade. Refiro-me concretamente a uma menina estuprada aos 15, 16 anos”.

Produto desse estupro, [a mãe] deu à luz outra menina e o pai reconhecido na certidão de nascimento é o senhor Evo Morales Ayma. Existe um processo aberto, sob investigação”.


Leia mais:

Família boliviana é mantida refém em casa na Vila Maria, zona Norte de SP

Bolívia se torna membro oficial do Mercosul após meses de debate legislativo; entenda


Moraes também virou pivô de um escândalo recente, quando a promotora Sandra Gutiérrez denunciou que foi destituída por pedir a prisão de Morales no âmbito de uma investigação por “tráfico de pessoas”. Gutiérrez disse que havia iniciado uma investigação contra Morales a partir de uma denúncia que foi apresentada na semana passada com base em um relatório policial de inteligência.

Em 26 de setembro, Gutiérrez pediu a prisão do líder indígena de 64 anos. O mandado contra Morales – que teve trecho vazados à imprensa – aponta que, em 2016, o então presidente se envolveu com uma menor de 15 anos com quem teve uma filha.

Na quarta-feira, uma juíza de Santa Cruz acolheu um recurso da defesa de Morales que deixou sem efeito a ordem de captura. Depois disso, Gutiérrez garantiu que foi destituída por instrução do procurador-geral Juan Lanchipa.

No X, Morales se disse perseguido. Ele escreveu:

“Não me causa estranhamento, nem preocupação. Todos os governos neoliberais, incluído o atual, ameaçaram-me, perseguiram-me, prenderam-me, tentaram me matar. Não tenho medo! Não vão me calar!”.

Morales governou a Bolívia entre 2006 e 2019 e impulsionou o triunfo eleitoral de seu sucessor Luis Arce, que foi seu ministro da Economia por mais de uma década. Porém, hoje os dois estão rompidos e disputam atualmente a liderança do partido de situação, o MAS, e a indicação presidencial para as eleições gerais de 2025.

Com informações de UOL.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -