O governo federal decidiu antecipar para o dia 16 deste mês, o fim da bandeira de “Escassez Hídrica” nas contas de luz, criada durante a crise do ano passado.
Leia mais:
Lula tem 44% e Bolsonaro 30%, em 1ª pesquisa presidencial sem Moro
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6), pelo presidente Jair Bolsonaro nas suas redes sociais. Segundo Bolsonaro, todos os consumidores serão beneficiados. Com isso, a conta de luz terá uma redução média de cerca de 20%.
“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%. Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado”, escreveu Bolsonaro.
A bandeira da Escassez foi adotada desde agosto do ano passado, quando o Brasil viveu a pior crise hídrica em 91 anos, com a seca em reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por 70% da geração de energia no país. Esse impacto representa R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora mais caro na conta final do consumidor.
Segundo o Ministério de Minas e Energia a bandeira será uma volta gradativa a partir do dia 16 e que com a manutenção das atuais condições de chuva, o governo trabalha com a perspectiva de bandeira verde até o fim do ano.
O anúncio ocorre em meio à crise na Petrobras, causada pela frustação na troca de comando da empresa e num momento de alta da inflação.
Veja post no facebook de Bolsonaro:
Deixe seu comentário