Neste domingo (06/10), eleitores brasileiros irão às urnas para escolher seus próximos prefeitos e vereadores em mais de 5.000 municípios do país. Confira o guia passo a passo para ajudar você a votar corretamente e evitar erros durante a votação.
Nas eleições municipais, o eleitor precisa escolher dois representantes: um para o cargo de vereador e outro para o cargo de prefeito. A ordem de votação é importante e começa pelo vereador, seguido do prefeito. Vale lembrar que os eleitores podem levar consigo um papel com os números dos candidatos anotados (a famosa “cola eleitoral”), para facilitar na hora de digitar os números na urna eletrônica.
Ao comparecer à sua seção eleitoral, é permitido o uso do celular para apresentar o e-Título aos mesários, mas o uso do aparelho é restrito na cabine de votação. Fotografar ou filmar o ato de votar é proibido por lei e pode resultar em punições.
Como Votar na urna eletrônica
1. Votação para Vereador
O primeiro cargo que aparecerá na urna eletrônica é o de vereador. Para votar:
- Digite os 5 números do seu candidato.
- Verifique se o nome e a foto correspondem ao seu candidato escolhido.
- Se estiver correto, pressione a tecla “Confirma”.
2. Votação para Prefeito
Após confirmar seu voto para vereador, a urna exibirá a tela para o voto de prefeito. Para votar:
- Digite os 2 números do seu candidato a prefeito.
- Verifique o nome e a foto do candidato.
- Se tudo estiver correto, pressione “Confirma”.
Voto em Branco ou Correção
Caso queira votar em branco, pressione a tecla “Branco” na tela correspondente ao cargo. Se você cometer algum erro ao digitar o número do candidato, basta apertar “Corrige” para reiniciar o processo e votar corretamente.
Saiba mais:
- Eleições 2024: TSE disponibiliza simulador de votação; saiba como usar
- Eleições 2024: Veja horário de votação no Amazonas