A presidente do Avante jovem Fernanda Aryel Almeida, filha do prefeito de Manaus, David Almeida, poderá ser candidata a deputada federal na chapa montada pelo partido, hoje considerada a mais forte entre todas as siglas e federações. A informação foi obtida pelo Fiscaliza news com ao menos três fontes diferentes nesta quarta-feira (6).
Fernanda Aryel teve participação especial e ativa na eleição do pai em 2020 e na gestão interina dele no governo do Estado, em 2017, mas na atual administração é vista atuando com muita discrição ao lado do pai, que não fala sobre essa possível indicação dela para disputar o cargo de deputada federal.
Fernanda Aryel formaria ao lado da jornalista Liliane Araújo, filiada ao Avante no último dia 31 de março, e a blogueira Kezia Barros, o time de mulheres exigido pela nova legislação eleitoral. Inicialmente, está vaga que será ocupada por Fernanda Aryel era destinada a vereadora Professora Jacqueline, que optou por sair candidata a deputada estadual pelo Podemos.
A chapa do partido será completada pelos vereadores Marcelo Serafim, que deixou o PSB, Marcel Alexandre, ex-Republicanos, Hissa Abrahão, vindo do PDT, e Lissandro Breval. O ex-vereador Marco Antônio Chico Preto, que veio do Democracia Cristã, é no momento um coringa, podendo compor essa chapa do Avante para deputado federal ou disputar a vaga de Senador.
Veja mais:
EXCLUSIVO: Saullo Vianna confirma que David Almeida vai indicar candidato a vice-governador do AM
Exclusivo: Time eleitoral de David inclui Rotta, Sabá, Shadia e Tadeu Souza
O sexto nome na chapa estava destinado a ser o deputado estadual Saullo Viana, que optou por migrar do PTB para o União Brasil e ficar ainda mais perto do governador Wilson Lima (UB). Sem Saulo, virou favorito a fechar a chapa o ex-deputado federal Gedeão Amorim, que trocou o MDB pelo Avante.
A expectativa do grupo do prefeito David Almeida não era, segundo as fontes ouvidas pelo Fiscaliza News, lançar Fernanda Aryel, mas com o fim da janela partidária, no último sábado, cresceu no grupo os pedidos para que ela componha e se lance candidata.