Em um comício realizado no dia 26 de setembro na comunidade do Araçá, no município de Careiro Castanho (distante 87 quilômetros de Manaus), o prefeito Nathan Macena (Republicanos) proferiu declarações controversas que rapidamente geraram reações de indignação entre os moradores da cidade.
Durante o discurso, em um momento de descontrole, Macena chamou os moradores do município de “macumbeiros” e afirmou que “está cheio de macumbeiro no Castanho, que é do satanás”, provocando revolta dos moradores e acusações de intolerância religiosa.
O evento político foi parte de um ato de apoio à candidata Mara Alves (Republicanos), candidata apoiada por Macena. Assim que o vídeo foi publicado nas redes sociais, rapidamente se tornou foco de discussões acaloradas com acusações de ataque direto a crenças e religiões de matriz africana, alimentando a percepção de que o prefeito poderia estar utilizando a intolerância religiosa.
Leia mais:
Em Careiro da Várzea, dois homens são presos por abusarem sexualmente de filha e enteadas
Esposa de prefeito do Careiro Castanho, Marcia Macena quer ser vereadora em Manaus
Atualmente, o prefeito Nathan Macena está no segundo mandato e não pode concorrer no pleito de 2024. Mara Alves se descompatibilizou do cargo de secretária de Educação do município para concorrer à Prefeitura.
Veja o vídeo: