Nova pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos, divulgada hoje, ainda aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial, com 44% das intenções de voto no levantamento estimulado. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 30%.
Esta é a primeira pesquisa presidencial Ipespe em que não aparece o nome do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro como pré-candidato. Moro trocou o Podemos pelo União Brasil no final da semana passada e não deve mais disputar a eleição presidencial. Os números parecem indicar que Bolsonaro herda votos de Moro.
Leia mais:
Pesquisa Exame/Ideia: Lula tem 40% das intenções de voto e Bolsonaro 29%
EXCLUSIVO | Instituto Iveritas aponta Lula à frente de Bolsonaro no Amazonas
Veja o resultado da pesquisa para o 1º turno (estimulada):
- Lula (PT): 44%
- Bolsonaro (PL): 30%
- Ciro (PDT): 9%
- Doria (PSDB): 3%
- Tebet (MDB): 2%
- Janones (Avante): 1%
- Eymael (DC): 0%
- Felipe D´Ávila (Novo): 0%
- Vera (PSTU): 0%
- Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 3%.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não recebem lista prévia de nomes de candidatos, Lula aparece com 36% e Bolsonaro, 27%. Veja a seguir:
- Lula (PT): 36%
- Bolsonaro (PL): 27%
- Ciro (PDT): 4%
- Moro (União Brasil): 2%
- Doria (PSDB): 1%
- Janones (Avante): 1%
- Tebet (MDB): 1%
- Leite (PSDB): 0%
- Marina Silva: 0%
- Não sabe/não respondeu: 21%
- Nenhum/branco/nulo: 7%
A pesquisa também fez cinco simulações de segundo turno. Em todas, o ex-presidente Lula vence Bolsonaro, Ciro e Doria: na simulação entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 53% e o atual presidente, 33%, com 14% votando em branco ou nulo. Na simulação entre Bolsonaro e Ciro, o pedetista ganha do presidente por 47% a 37%. Na simulação entre Bolsonaro e Doria, os dois ficam empatados na margem de erro: 39% a 38%.
A pesquisa Ipespe foi realizada no período de 2 a 5 de abril e contratada pela XP Investimentos. Foram ouvidos 1.000 entrevistados de 16 anos ou mais em todas as regiões do país por telefone. O índice de confiança é de 95,5% e o número de protocolo junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03874/2022. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.