O presidente peruano Pedro Castillo, anunciou na tarde desta terça-feira (5) o fim antecipado do toque de recolher diurno que tinha decretado em Lima e no porto vizinho de Callao.
Leia mais:
Presidente do Peru decreta toque de recolher na capital Lima
“A partir deste momento, vamos tornar sem efeito esta imobilidade. Corresponde chamar o povo peruano à tranquilidade”, disse Castillo após diálogo com o Congresso Nacional.
Militares e policiais patrulhavam nesta terça as ruas semidesertas de Lima, fazendo cumprir o toque de recolher diurno decretado por Castillo, que foi rejeitado pela população, e enfrenta o primeiro protesto de seu governo, iniciado há oito meses.
O anúncio do fim do toque de recolher, que devia durar até a meia-noite, foi recebido com vivas por centenas de manifestantes reunidos perto do edifício do Congresso e em outras partes de Lima, afirmando que tinham dobrado o presidente.
Atos de violência, incluindo incêndios em postos de pedágio nas estradas, saques em algumas lojas e confrontos entre manifestantes e policiais, foram registrados durante protestos realizados na última segunda-feira (4) em vários pontos do país.
O jogo do Flamengo contra o Sporting Cristal pela Libertadores foi realizado na noite desta terça-feira (5) em Lima, após o anúncio do presidente. O jogo terminou com o placar de 2×0 para o time brasileiro.