Às vésperas da eleição municipal, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) “suspenderam” as sessões plenárias para se dedicar exclusivamente as campanhas eleitorais. Com a proximidade do domingo, dia 06, sessões compensatórias foram realizadas nas últimas semanas para flexibilizar o andamento dos trabalhos.
A sessões plenárias acontecem de segunda a quarta-feira, conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus.
No início da semana, os parlamentares aproveitaram o plenário para discutir pautas, levantar propostas e seguir com o fluxo dos trabalhos na casa legislativa. No dia seguinte, terça-feira, 01/10, uma proposta feita pelo presidente da Casa, Caio André (União Brasil), o dia serviu de homenagens e honraria para o Dia Internacional do Idoso. O momento tomou boa parte do tempo dos parlamentares que anunciaram a próxima reunião para segunda-feira, 07/10, dia seguinte do pleito.
Lembrando que, neste ano, os vereadores enfrentam uma reeleição e a breve pausa das plenárias são comuns para não influenciar nas campanhas, ruas e caminhadas no decorrer do pleito.
“A antecipação ou adiamento das sessões é uma prerrogativa prevista no Regimento Interno”, informa a Diretoria de Comunicação (Dicom).
Em contrapartida, o vereador, Rodrigo Guedes (Progressistas), considerado o único parlamentar com 100% de presença nas sessões plenárias, informou à equipe de reportagem da Rede Onda Digital, que a discussão sobre a suspensão da sessão de quarta e a homenagem na terça não foi decidido entre todos os vereadores.
“Não participei dessa decisão. Não sei se isso foi votado no colégio de líderes, foi decidido ou acordado entre eles. Eu não sou líder, eu apenas soube pela imprensa, na verdade”, disse.
Saiba mais:
‘Lei seca’: venda e consumo de bebidas alcoólicas serão proibidos no domingo em Manaus
Eleições: Veja as cinco personalidades da internet que mais receberam recursos financeiros
Eleições vs Expectativas
Procurados pela Rede Onda Digital, vereadores comentaram sobre como essa contagem regressiva vem influenciando na proximidade da eleição municipal. Muitos estão confiantes com a reeleição e que desempenharam uma boa trajetória.
“A expectativa é a melhor possível, tivemos uma agenda ampla nessa semana e no dia 06 vamos colher os frutos no nosso trabalho”, disse Marcelo Serafim (PSB).
Vereador Carpê (PL) já antecipou que vai se reunir com amigos e familiares para aguardar o resultado. Antes disso, seu foco será nas conversas com os eleitores indecisos para conquistar seu apoio.
“A expectativa é de que a população possa nos reconduzir ao cargo de maneira muito natural. Ao longo de todo o meu mandato fiscalizei intensamente os serviços municipais, cobrei melhorias, votei sempre em favor do cidadão e contra aumento de impostos. Portanto, não tenho dúvidas que Manaus saberá reconhecer quem trabalhou”, reforçou o candidato à reeleição.
Para o vereador Bessa (PSB), a sensação é de “emoção e responsabilidade” e que, independentemente do resultado, ele e sua equipe contribuiu em projetos concretos para melhorar Manaus.
“Nesses dias que antecedem as eleições, estamos empenhados em intensificar o diálogo com os eleitores, seja por meio de visitas, reuniões ou nas redes sociais. É uma fase de reforçar as propostas e esclarecer qualquer dúvida”, avaliou.
Allan Campelo (Podemos) fez um apanhado positivo de seu mandato, declarando ter sido muito atuante não só na CMM mas também nas ruas, agradecendo os eleitores pelo total apoio durante caminhada nas zonas de Manaus.
“Meu sentimento é de confiança em um resultado positivo no dia 06 de outubro, pois nosso mandato foi muito atuante, não só na Câmara Municipal, mas também nas comunidades. Reuniões pautadas em mostrar o nosso trabalho do primeiro mandato. Hoje, teremos a nossa última reunião, e para o grande dia é aguardar a vontade de Deus e do nosso povo”, declarou Campelo.
Os demais parlamentares também foram questionados e até o fechamento dessa matéria, não responderam ou comunicaram a equipe de reportagem da Rede Onda Digital. O espaço segue aberto para os candidatos.