O Ministério da Saúde anunciou hoje o uso do medicamento baricitinibe para Covid-19. Segundo o governo, será “o primeiro medicamento para tratamento de Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Foi o Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) que recomendou o uso do medicamento. Ele também foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e já obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia mais:
UTIs do Brasil saem da zona de alerta por Covid pela primeira vez na pandemia
Governador anuncia quarta dose de vacina contra Covid-19
O baractinibe é uma droga que atua sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios. De acordo com a fabricante Eli Lilly, o medicamento é indicado para o tratamento da Covid-19 em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.
Ainda segundo a empresa, o medicamento de uso oral foi aprovado em mais de 70 países para o tratamento da artrite reumatoide moderada a grave, e mais recentemente para dermatite atópica.