O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024), evento que ocorrerá entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), contará com dez atividades que incluem workshops para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, e um concurso de jogos nacionais.
Realizado em Manaus pela primeira vez em 20 anos, o simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, por meio da UEA.
Leia mais:
SBGames 2024: Manaus vai sediar, pela primeira vez, principal evento de jogos eletrônicos do Brasil
Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA
Entre os destaques da programação está o 23º Festival de Jogos SBGames 2024, o mais tradicional concurso da produção nacional de jogos digitais, onde desenvolvedores poderão expor seus trabalhos e interagir com o público.
Os jogos inscritos no concurso ficarão expostos durante os quatro dias do evento, e os vencedores serão divulgados no dia 2 de outubro. Este ano, são 16 categorias, incluindo melhor jogo, divididas entre profissionais e estudantes. O concurso inclui games digitais e analógicos (não-digitais), tanto de entretenimento quanto os classificados como “serious”, criados com o objetivo de oferecer algum impacto social.
Além disso, o workshop de games MÁGICA, destinado a estudantes universitários e dos ensinos Fundamental e Médio, terá sua nona edição realizada no SBGames 2024. A atividade busca promover o contato inicial e a aproximação dos jovens da graduação e da Educação Básica com especialistas do segmento de jogos e entretenimento digital.
Outro destaque é o Festival de Artes, que terá mais de 50 obras em formato de imagem, vídeo e áudio em exibição para o público presente. Os trabalhos concorrem em sete categorias, que irão premiar as melhores concepções artísticas de jogos digitais e de tabuleiro, experimentações artísticas com uso de Inteligência Artificial, trailers, trilhas sonoras e vozes/dublagens compostas para jogos, entre outros.
A programação do SBGames 2024 conta, ainda, com apresentação de livros e e-books; tutoriais para troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e comunidade; palestras com cientistas do Brasil e do exterior; e o Fórum de Ensino de Jogos Digitais, já realizado de forma online.
O diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, comentou sobre o evento. Ele disse:
“O que a gente faz aqui na Escola Superior de Tecnologia é, principalmente, gerar oportunidades para que nossos alunos consigam posições de destaque no mercado de alta tecnologia. E esse mercado de jogos e entretenimento digital, que já gera em torno de US$ 200 bilhões no mundo, é algo que está começando a crescer no Brasil e quem entrar nisso agora vai se beneficiar”.
As inscrições para o evento ainda estão abertas, pelo site sbgames.org/sbgames2024. A programação completa também pode ser conferida aí.