Durante uma operação do Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP), foram apreendidos aproximadamente 10 quilos de drogas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
A operação foi realizada nos dias 25 e 28 de março, junto ao Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios.
Veja também:
Polícia apreende armas de fogo e munições na zona Leste de Manaus
PF apreende mais de uma tonelada de drogas no Rio Negro
O SEREP identificou encomendas saindo de Manaus com suspeitas de presença de drogas, após realizar procedimentos de análise de risco aduaneiro.
No dia 25, a Receita Federal foi acionada e realizou uma inspeção de raio-x na encomenda com peças em aço para máquinas pesadas, entretanto as imagens não foram conclusivas para confirmar a presença de drogas.
Diante da incerteza foi utilizado a ajuda de agentes caninos Odin e Deco que indicaram positivamente a existência de drogas na encomenda e confirmaram a suspeita das autoridades.
Ao perfurar as peças foi constatado presença de um pó branco, que submetido a um teste foi confirmado ser Cloridato de Cocaína. A droga encontrada pesou 7,233 kg.
A encomenda tinha origem em Pacaraíma/Roraima e tinha como destino a cidade de Lisboa em Portugal.
Já no dia 28 de março, uma outra operação de fiscalização e controle aduaneiro nos Correios, desta vez identificou 9 encomendas contendo drogas.
As Equipes de cão encontraram 2 kg de Skunk, escondidos em drives de DVD, que estavam saindo de Manaus para as cidades de Eunápolis/Ba, São Joaquim da Barra/Sp, Fortaleza/CE, Rio Verde/GO, Nipoã/SP, Vila Velha/ES, Pombos/PE, Três Corações/MG e Rio das Ostras/RJ.