Nesta quarta-feira (25/09), a Polícia Federal (PF) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um relatório preliminar em resposta à determinação do ministro Alexandre de Moraes, que ordenou de diferentes órgãos públicos uma série de informações relacionadas ao X (antigo Twitter). O documento aponta que investigados pela Justiça utilizaram a plataforma durante o bloqueio.
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e o blogueiro Allan dos Santos são citados neste relatório, de acordo com fontes da investigação. O relatório preliminar foi enviado dentro do prazo máximo estipulado por Moraes, que era até esta quarta-feira.
Leia mais:
X prepara pedido ao STF para retomar operações no Brasil, diz site
Musk indica representantes legais no Brasil após ordem do STF
Essa investigação apura “possível prática de crimes de obstrução de investigações de organização criminosa e de incitação de crime”. Nesse inquérito, a PF apura ataques a delegados da instituição e ao STF.
A Polícia Federal ainda deve aprofundar as investigações. A resposta ao Supremo cumpre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, que pediu, no último sábado (21/09), para que vários órgãos informassem a situação do X no Brasil. Além da PF, Receita Federal, Banco Central e Anatel foram requisitados.
*Com informações da CNN Brasil