Nesta semana, uma postagem do sambista Ivo Meirelles no Instagram chamou a atenção para o valor das passagens de ida e volta ao festival de Parintins. De acordo com cálcuos feitos pelo músico, a despesa com a viagem de avião ao lado da filha Vitória custaria mais de R$ 17 mil – sem contabilizar hospedagem e alimentação.
A deputado Mayara Pinheiro (PP) afirmou que a cobrança abusiva é um dos entraves que inviabilizam a criação de uma matriz econômica alternativa à Zona Franca de Manaus (ZFM), como o turismo, e prejudica também o setor hoteleiro. A parlamentar anunciou que vai enviar requerimento junto ao Procon e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para cobrar esclarecimentos sobre os preços adotados pelas empresas aéreas.
Leia mais:
Mayara afirmou que vai encaminhar outro requerimento para as comissões de Direito do Consumidor e de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com sugestão de audiência pública sobre o tema, da qual participariam os órgãos citados e a Secretaria Estadual de Turismo (SEC).
“Nosso objetivo é garantir o direito do consumidor amazonense”, explicou.
Outro motivo de preocupação da parlamentar é a redução da malha viária anunciada pela Latam.
“A partir de abril, serão cancelados voos até Belém e o preço da passagem aérea vai subir 30%. A passagem custa R$ 2 mil. Quanto ficará o preço para que a população brasileira e manauara conheça o festival?“, indagou.
Daniel Amorim, da redação