A Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental (ICBM) em direção ao mar na madrugada desta quinta-feira (24), afirmou os militares da Coreia do Sul e Japão, no que seria o primeiro lançamento desse tipo de projétil desde 2017.
Veja também:
Acidente aéreo na China ainda é “nebuloso” para autoridades
Terremoto no Japão afeta cidade de Fukushima, onde houve acidente nuclear em 2011
Conforme a Guarda Costeira do Japão, o míssil caiu a 170 quilômetros a oeste de Aomori, no norte do país. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que detectou o lançamento de um “projétil não identificado” da Coreia do Norte, em uma trajetória “elevada” no espaço, segundo informações da agencia de notícias Yonhap.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não confirmou imediatamente se o teste envolveu um míssil intercontinental.
No dia 16 de março, a Coreia do Norte lançou um míssil suspeito que parecia explodir logo após a decolagem sobre Pyongyang, informam os militares da Coreia do Sul, em meio a relatos de que o Norte, com armas nucleares, estava tentando testar seu maior míssil até agora.
Já as autoridades dos Estados Unidos disseram que ao menos dois testes recentes, um no dia 27 de fevereiro e o outro, no dia 05 de março, apresentaram o maior sistema ICBM da Coreia do Norte até agora, o Hwasong-17.