Nessa segunda-feira (21), a agência de migração da ONU informou que quase 6,5 milhões de pessoas já foram deslocadas dentro da Ucrânia como resultado da guerra, superando suas piores previsões.
Veja também:
Rússia e Ucrânia voltam às negociações após Mariupol recusar rendição
Rússia inicia processo para proibir Facebook e Instagram
Os números são de estudo feito pela Organização Internacional para as Migrações entre 09 e 16 de março. Eles se somam às mais de 3,3 milhões de pessoas que a agência da ONU diz já terem fugido através das fronteiras desde que o conflito entre Rússia e Ucrânia começou em 24 de fevereiro.
O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino, explicou sobre o cenário essa situação:
“A escala do sofrimento humano e do deslocamento forçado devido à guerra excede em muito qualquer planejamento de cenário de pior caso”.
Também informou que as equipes da OIM estão prestando apoio as pessoas com alimentos e cobertores, mas que algumas áreas severamente afetadas continuam fora de alcance para receber ajuda necessária.
A maioria dos deslocados são pessoas vulneráveis, incluindo mulheres grávidas, idosos e pessoas com doenças crônicas, informou a OIM.