O fortalecimento do controle interno da administração pública foi tema de palestra proferida pelo presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, durante Encontro de Gestores realizado pela Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) nesta segunda-feira (21).
Mais de cem gestores dos principais órgãos do estado participaram da conversa, realizada na sede do governo do estado, na qual Desterro destacou sua experiência com o controle externo para, assim, valorizar um controle interno de qualidade.
“O controle externo, como é no Tribunal, não existe para valer se não houver controle interno de qualidade. Pode haver um grande esforço de se fazê-lo, mas se o controle não funcionar, o externo sempre ficará aquém”, enfatizou.
Leia mais:
Durante o evento, foram premiados cinco órgãos da administração direta e indireta que tiveram bom desempenho em práticas de controle interno: Secretaria Estadual da Fazenda, Polícia Civil do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Companhia de Desenvolvimento do Amazonas, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os órgãos foram selecionados a partir de critérios definidos pelo TCE-AM em atendimento à Resolução N° 05/90, com destaque à necessidade de um controle interno mais comprometido com a administração.