Na reta final da corrida pela Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante), que busca a reeleição, ajustou sua estratégia de campanha ao observar o crescimento de um forte adversário: Roberto Cidade (União Brasil), candidato apoiado pelo governador Wilson Lima. Cidade, que iniciou sua campanha de forma tímida, ganhou destaque nas pesquisas eleitorais, superando o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e se consolidando como o principal oponente de Almeida.
Até recentemente, David Almeida apostava em uma campanha emocional, focada em estreitar laços com o eleitorado por meio de vídeos com depoimentos de amigos e familiares, além de mostrar sua rotina como prefeito e suas ações em contato direto com a população. No entanto, diante da ascensão de Roberto Cidade, o tom da sua campanha mudou. Agora, o prefeito iniciou uma estratégia mais combativa, voltando suas críticas não apenas ao adversário, mas também ao governo estadual.
Em um video publicado ontem (16), o prefeito acusa Cidade de não agir em benefício de Manaus, apesar de seu papel como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. Almeida destacou que Cidade teve à provisão mais de R$ 120 milhões em emendas parlamentares nos últimos seis anos, mas não destinou esses recursos para melhorar a segurança e a infraestrutura da capital.
Saiba mais:
- Mais de 7 mil famílias serão atendidas por ‘Operação Estiagem’, diz prefeito David Almeida
- Vereador Mitoso critica falta de alinhamento entre Wilson Lima e David Almeida: “quem perde é a população”
Ataques a Wilson Lima
No vídeo publicado por Almeida, ele ironiza as promessas de campanha de Roberto Cidade, que propõe a criação de 12 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e o armamento de 100% da Guarda Municipal.
“Os problemas que o candidato aponta são responsabilidade do chefe dele”, afirmou Almeida, em referência ao governador Wilson Lima.
O prefeito ainda sugeriu que eleger Roberto Cidade seria entregar a Prefeitura de Manaus ao governador, a quem chamou de “o pior governador do país, segundo as pesquisas”.
Esse ataque direto reflete a tentativa de Almeida de descredibilizar a candidatura de Cidade, associando-o a um governo estadual que, segundo ele, é mal avaliado.
Ofensiva na CMM
O debate entre David Almeida e o governo estadual também se reflete na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O vereador Eduardo Alfaia (Avante), líder do governo na casa legislativa, adotou uma postura crítica em relação à administração de Wilson Lima. Alfaia faz ataques frequentes ao governador, ecoando a narrativa de que a eleição de Roberto Cidade representaria um retrocesso para a capital.
A ascensão
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade teve um início discreto na corrida eleitoral, mas nos últimos meses apresentou uma ascensão notável. Pesquisa da ‘Quaest’, divulgada na segunda-feira (16/09), mostrou que Cidade cresceu 11 pontos percentuais desde maio, alcançando o segundo lugar, logo atrás de David Almeida. Amom Mandel (Cidadania), que antes figurava como favorito, perdeu 12 pontos, abrindo espaço para a disputa acirrada entre Cidade e Almeida. Outra pesquisa, realizada da Perspectiva, divulgada em 12 de setembro, confirmou essa tendência, com Almeida liderando e Cidade consolidada em segundo lugar.
A ascensão da Cidade nas pesquisas indica que o deputado estadual ganhou espaço entre os candidatos, especialmente após a queda de Amom Mandel. A disputa direta entre Almeida e Cidade aponta para um possível segundo turno, que pode ser marcado por troca de farpas acaloradas e novas alianças.
O primeiro turno das eleições municipais ocorre em menos de 20 dias, no dia 06 de outubro. Já o segundo turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.