A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) lançou, nesta terça-feira (14/09), o programa RecuperaFone, com o objetivo de recuperar celulares roubados ou furtados, localizar os suspeitos dos assaltos e também de desencorajar a compra e venda dos telefones adquiridos ilegalmente, no Amazonas.
“Nessa manhã a gente lança mais uma ferramenta de tecnologia muitíssimo importante para o sistema de segurança pública. Nós iremos agora, com tecnologia, combater com eficiência um dos roubos que mais assolam a nossa sociedade”, afirmou o Secretário da SSP, Coronel Vinicius Almeida.
De acordo com o secretário, cerca de 3,6 mil pessoas foram identificadas por usarem celulares roubados em Manaus. Elas devem ser intimadas para devolver o aparelho e também prestar esclarecimentos sobre o caso.
“Nós temos 3,6 mil pessoas já identificadas na cidade de Manaus que estão utilizando celulares fruto de roubo ou furto. Nós sabemos o endereço, sabemos os dados, nós sabemos de tudo destas pessoas”, afirmou coronel Vinicius.
Em seguida, ele explicou como será o processo de intimação e recuperação desses aparelhos. “Estas pessoas, no dia de hoje, estarão recebendo um WhatsApp verificado, ou seja, um WhatsApp válido com o número do Governo do Estado, com uma intimação para comparecer na delegacia, no caso, o nosso NIRC [Núcleo de Investigação e recuperação de Celulares], que estará funcionando, neste primeiro momento, lá no Shopping Via Norte, na parte inferior. Então ele vai comparecer lá, vai devolver esse telefone e vai explicar como um telefone roubado foi parar na mão dele”, disse.
O secretário da SSP disse, ainda que, as pessoas que estiverem usando celulares roubados podem responder por receptação e que apenas o depoimento informando que não sabia do crime, sem apresentar provas, não será “suficiente para eximí-lo da responsabilidade”.
Além disso, a SSP pretende deflagrar a segunda fase do programa RecuperaFone onde irão combater “a rede de receptação e venda desses produtos em Manaus”.