A Prefeitura de Manaus deu início, nesta segunda-feira (16/09), à primeira fase da Operação Estiagem, com o objetivo de fornecer assistência emergencial às comunidades ribeirinhas do Rio Negro. A ação prevê a distribuição de cestas básicas, água potável e kits de apoio para cerca de 7,8 famílias em 43 comunidades da região. De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), as primeiras comunidades beneficiadas incluem famílias do Tarumã e de áreas próximas ao Puraquequara.
A operação teve início no Píer 355, localizado em frente ao Mirante Lúcia Almeida, no Centro Histórico de Manaus, com destino à comunidade de Apuaú, uma das primeiras a receber os mantimentos. As equipes da prefeitura, junto com as balsas carregadas de suprimentos, seguirão em direção às demais localidades ao longo do Rio Negro.
Saiba mais:
- Estiagem: Ponta Negra corre risco de ser interditada após rio atingir nível crítico
- ELEIÇÕES 2024: Debate do Futuro tem ausência dos prefeituráveis David Almeida e Roberto Cidade
Devido à baixa do rio, a prefeitura garantiu a entrega de mantimentos suficientes para dois meses às famílias ribeirinhas, com a possibilidade de uma nova operação em outubro, caso seja necessário.
“Nós já vamos deixar ali mantimentos para dois meses para os nossos irmãos ribeirinhos”, explicou o prefeito.
A segunda fase da operação já está programada para a próxima semana, focando na região do Rio Amazonas, onde a mesma estrutura será utilizada para atender as comunidades ribeirinhas afetadas.
“Caso necessário, a gente volta a fazer uma operação como essa no mês de outubro”, completou.
Veja o vídeo: