O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta segunda-feira (16/09) com ministros e líderes do governo em seu gabinete, no Palácio do Planalto, para debater as ações emergenciais de combate aos incêndios que têm devastado diversas regiões do país. A pauta inclui também a ajuda aos estados mais afetados pelas queimadas, principalmente na Amazônia e no Pantanal.
A reunião semanal do presidente com seus principais ministros e líderes do governo no Congresso é uma prática regular, onde são definidos os temas prioritários do Executivo para a semana. No entanto, o encontro desta segunda-feira ganhou ainda mais relevância devido à autorização dada no domingo (15/09) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que permite a abertura de créditos extraordinários para enfrentar os incêndios. Essa medida viabiliza a liberação de recursos fora dos limites impostos pelo arcabouço fiscal, não impactando o cálculo das metas fiscais.
Entre os confirmados na reunião estão os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social). Além disso, estarão presentes os líderes do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), no Senado Federal, senador Jaques Wagner (PT-BA), e na Câmara dos Deputados, o deputado José Guimarães (PT-CE).
Ainda nesta segunda-feira, Lula deverá se encontrar com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para discutir medidas diante da emergência climática que o Brasil enfrenta. Brasília, onde os incêndios também têm causado grandes danos, está há 145 dias sem chuvas, com o Parque Nacional da cidade tendo perdido 1,2 mil hectares de área para as chamas.
Com informações de CNN