Nesta quinta (11/9), dois astronautas da missão “Polaris Dawn” da SpaceX fizeram uma histórica caminhada espacial. É a primeira vez que uma empresa privada leva civis para andar no espaço.
O bilionário Jared Isaacman, que é o comandante e financiou a missão, abriu a escotilha da nave por volta das 7h50. Ele ficou cerca de 10 minutos do lado de fora da cápsula, tornando-se o primeiro civil a caminhar no espaço em todos os tempos.
Enquanto estava fora da nave, Isaacman declarou:
“Em casa, todos nós temos muito trabalho a fazer, mas daqui parece um mundo perfeito”.
A seguir, a engenheira da SpaceX, Sarah Gillis, saiu do veículo minutos depois. Ela ficou 10 minutos no espaço, informando a equipe na Terra sobre a mobilidade do traje espacial. Os trajes da SpaceX – empresa do bilionário Elon Musk – foram projetados para se ajustar melhor ao corpo, como roupas normais, ao contrário dos trajes restritivos e inchados que foram usados em missões espaciais no passado.
Veja no vídeo abaixo:
Leia mais:
Governo federal monitora operação da Starlink após bloqueio determinado pelo STF
Os outros dois integrantes da missão – o piloto Scott Poteet e a médica da SpaceX, Anna Menon – ficaram dentro da cápsula Dragon, para garantir que tudo corra conforme o planejado.
A Polaris Dawn quer validar a tecnologia da SpaceX para levar civis até o espaço. A missão marca uma nova etapa da exploração comercial do espaço. É a primeira vez, desde a era Apollo, em 1970, que seres humanos estarão tão distantes da Terra, há cerca de 1,4 mil quilômetros.
Jared Isaacman é apaixonado por aviação, deixou a escola durante o ensino médio e fez carreira na área de processamento de pagamentos – ele, inclusive, está na lista de bilionários da Forbes. Ele é fundador e CEO da Shift4 Payments, empresa norte-americana de processamento de pagamentos com sede em Allentown, na Pensilvânia (EUA). Em 2011, ele fundou também a Draken International, empresa de defesa treina pilotos da Força Aérea e possui a maior frota privada de aeronaves militares do mundo.
Com informações de UOL.