Faltam 26 dias para o Primeiro Turno das eleições, marcado para o dia 06 de outubro, onde 155.912.680 eleitores vão eleger candidatos para ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 cidades brasileiras, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até o dia da votação devem acontecer debates, proibição de prisão de eleitores, entre outros eventos previstos pela Justiça Eleitoral.
Leia mais
Seis Bets entram em mercado de apostas para as eleições municipais deste ano
Eleições 2024: mais de 50 candidatos morreram durante período de campanha; veja lista
A seguir, confira cronograma;
Prestação parcial de contas
A prestação parcial de contas dos partidos políticos e dos candidatos deverá ser enviada à Justiça Eleitoral, pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), na segunda-feira (09/09) até sexta-feira (13/09). Dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até 8 de setembro de 2024.
Lacração dos sistemas eleitorais
Segundo o TSE, no dia 11 de setembro é último dia para que as entidades fiscalizadoras que demonstrarem interesse em assinar digitalmente os sistemas eleitorais com seus próprios programas de verificação informarem à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE e apresentarem o certificado digital com o qual assinarão os programas.
Prisão de eleitores
A partir de 21 de setembro nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. Já os eleitores não poderão ser detidos a partir de 1º de outubro, cinco dias antes da eleição, exceto em casos de flagrantes, sentença judicial por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
Fim do horário eleitoral
3 de outubro, será o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno.