O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita ao Amazonas na terça (10/9), visitou municípios impactados pela estiagem severa, falou sobre a obra de pavimentação de trecho da BR-319, e também sobre a importância de desenvolver a região por meio do manejo sustentável.
Em solenidade que contou com a presença do governador Wilson Lima, Lula disse em seu pronunciamento:
“Eu quero preservar a Amazônia, e junto com isso melhorar a vida do povo que vive aqui. Eu quero provar que uma árvore em pé pode significar muito mais do que criar um bezerro, um cavalo ou uma cabra. A gente tem que valorizar quem deixa a floresta em pé, pagando para eles o benefício da coragem de preservar.
Por isso, nós fortalecemos o Fundo Clima da Amazônia, com recursos que já ultrapassam 10 bilhões de reais, frutos de investimentos, doações e títulos soberanos. Também retomamos o programa Bolsa Verde, desativado em 2016″.
Leia mais:
Lula promete novamente criação de Autoridade Climática em meio à estiagem histórica no Amazonas
Veja no vídeo abaixo:
Publicado por @redeondadigitallVer no Threads
Ao longo do dia, o presidente e sua comitiva de ministros visitaram comunidades dos municípios de Tefé, Alvarães e Manaquiri para conversar com moradores e anunciar medidas de combate à seca na região. Cerca de 310 mil pessoas na Amazônia estão diretamente impactadas pela estiagem deste ano.