O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, anunciou que o pagamento do Bolsa Família será antecipado para o dia 17 de setembro no Amazonas devido à seca severa que atinge a região. O anúncio ocorreu durante a agenda do presidente Lula e seus ministros no Estado nesta terça-feira (10/09).
A seca nos rios do Amazonas em 2024 já afeta mais de 340 mil pessoas, e todos os 62 municípios decretaram Situação de Emergência, conforme boletim do Governo do Estado divulgado na segunda-feira (09/09). Mais de 85 mil famílias estão enfrentando os impactos da estiagem.
O adiantamento do pagamento do Bolsa Família foi informado pelo ministro durante a cerimônia de anúncio de medidas contra a seca na Amazônia, realizada na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
“Vamos antecipar o pagamento do Bolsa Família para o dia 17, beneficiando cerca de 600 mil famílias no Amazonas”, afirmou Wellington Dias.
Leia mais:
Associação Amazonense de Municípios pede R$ 300 milhões do governo federal para combate à estiagem
O adiantamento será realizado com um repasse de R$ 494 milhões pela Caixa Econômica Federal na data anunciada.
Lula está no Amazonas desde a noite de segunda-feira. No Estado, o presidente cumpre agenda em Manaus e outros dois municípios para tratar sobre a seca severa que assola a região.
Durante a primeira parada do roteiro, no município de Manaquiri, Lula defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em relação aos impactos das obras na BR-319 (Manaus-Porto Velho), que atualmente estão paralisadas. Em 2023, durante a Cúpula da Amazônia, ela afirmou que o Amazonas é o terceiro estado que mais desmata no país e atribuiu esse índice à rodovia.
*Com informações da assessoria