Foi divulgado hoje que o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), foi condenado na última segunda-feira, dia 7, a pagar multa de R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi do juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Bruno Hermes Leal, e se deveu à publicação nas redes sociais da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) de uma pesquisa que aponta sua reação em relação à pré-candidata ao governo do estado, Teresa Surita (MDB), sua principal adversária nas eleições de 2022.
O post denunciado pelo MDB dizia “Teresa cai para 43, Denarium sobe para 33” e continha o resultado da pesquisa. A ação também pediu a condenação do titular da Sejuc, André Fernandes, mas somente o governador foi multado. O TRE-RR ainda determinou que o secretário apagasse o post.
Leia mais:
Governo de Roraima gasta R$8 milhões para construção de pontes de madeira
Operação Hefestos desarticula grupo de venda ilegal de armas para garimpo em RR
A defesa do governador ao TRE-RR argumentou que a conta no Instagram da Sejuc não é oficial e que a postagem foi “obra de terceiros”. Mas o juiz não considerou o argumento válido, já que Denarium segue a conta em suas redes particulares e foi marcado na publicação.
Foi a segunda vez em um mês que o governo foi condenado por divulgar propaganda eleitoral antes do prazo. Em fevereiro, André Fernandes também foi multado pelo TRE-RR porque compartilhou nas redes sociais uma pesquisa de intenções de votos a favor do governador.