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Eleições 2024: Candidatos a prefeito já gastaram mais de R$ 168 Milhões nas campanhas eleitorais

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Faltando menos de um mês para o primeiro turno das eleições municipais, os gastos com campanhas para as prefeituras do Brasil superaram R$ 168 milhões, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o último domingo (08/09). Desse montante, aproximadamente 80%, ou seja, mais de R$ 130 milhões, foram financiados por recursos públicos provenientes do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

Entre as maiores despesas relatadas, destacam-se os custos com a produção de programas para rádio, televisão e vídeos, que somam quase R$ 34 milhões. Outros itens de destaque incluem:

  • Publicidade por materiais impressos: R$ 32 milhões
  • Serviços prestados por terceiros: R$ 23 milhões
  • Impulsionamento de conteúdo na internet: R$ 15 milhões
  • Publicidade por adesivos: R$ 11 milhões
  • Serviços advocatícios: R$ 8 milhões
  • Doações a outros candidatos e partidos: R$ 4 milhões

O Facebook foi o principal fornecedor de serviços para os candidatos, com mais de R$ 9 milhões investidos em contas de anúncios e impulsionamento de publicações.

Partidos com mais gastos

Entre os partidos, o União Brasil lidera os gastos destinados aos candidatos a prefeito, com um total de quase R$ 28 milhões. Em seguida, aparecem:

  • Partido Liberal (PL): R$ 21 milhões
  • Movimento Democrático Brasileiro (MDB): R$ 20 milhões
  • Partido dos Trabalhadores (PT): R$ 18 milhões
  • Partido Democrático Trabalhista (PDT): R$ 14 milhões
  • Partido Social Democrático (PSD): R$ 14 milhões
  • Republicanos: R$ 9 milhões
  • Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB): R$ 9 milhões

De acordo com a Lei nº 9.504/97, que regulamenta as eleições no Brasil, todos os candidatos são obrigados a prestar contas de suas despesas eleitorais. As informações devem ser enviadas por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE-Cadastro), um programa desenvolvido pela Justiça Eleitoral. A transparência e a fiscalização dos gastos são medidas essenciais para garantir a legalidade e a integridade das campanhas.


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