Neste domingo (08/09), celebra-se o Dia Internacional da Fisioterapia, e no estado do Amazonas, o programa RespirAR é destaque no combate ao sedentarismo e na promoção da saúde através da prática esportiva e reabilitação funcional. Desde seu lançamento em agosto de 2021, o programa já realizou mais de 359 mil atendimentos, beneficiando mais de 72 mil amazonenses. Seu impacto e importância foram reconhecidos internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em um depoimento sobre a importância da fisioterapia para a saúde pública, Jorge Oliveira, Secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), destacou:
“A fisioterapia é essencial para a reabilitação e a prevenção de doenças, e o programa RespirAR tem sido fundamental para o bem-estar dos nossos cidadãos. Queria agradecer e parabenizar os fisioterapeutas por seu compromisso e dedicação na melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
Cleomira Carvalho, fisioterapeuta do programa RespirAR, ressaltou a importância da democratização do acesso ao atendimento fisioterapêutico, especialmente para a população idosa.
“O RespirAR é um programa que oferece atendimento de fisioterapia e que veio para a população que necessitava destes atendimentos. Antes, nós só tínhamos esse tipo de atendimento na rede particular. Hoje, temos essas portas abertas através do SisReg para que os idosos também possam sair do sedentarismo”, afirmou Cleomira.
Como acessar o serviço
O paciente é atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS), de responsabilidade da prefeitura, encaminhado e inserido na Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura); depois recebe autorização da consulta em fisioterapia em uma das unidades do projeto RespirAR; o fisioterapeuta avalia o paciente e prescreve o melhor tratamento; e a unidade executante define agenda e quantidade de sessões.
Saiba mais:
- Estiagem severa: Todos os 62 municípios do Amazonas estão em situação de emergência
- Unicef e Governo do Amazonas alinham estratégia de enfrentamento a Mudanças Climáticas para crianças e adolescentes