O recall foi anunciado pela farmacêutica Sanofi Medley após descoberta de presença de impurezas nos produtos, que pode representar risco à saúde.
Leia mais:
Brasil envia alimentos e remédios para as vítimas do conflito na Ucrânia
Todos os lotes do anti-hipertensivo Losartana, da marca Medley, vão ser recolhidos se suspensa pelo laboratório. O remédio é utilizado para tratar hipertensão arterial e atua como bloqueadora dos receptores da angiotensina II (BRAs).
De acordo com a farmacêutica a ação é uma medida de precaução, pois a medicação é indicada para o tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca. As impurezas mutagênicas podem causar mudanças de DNA de uma célula, aumentando a possibilidade de câncer a longo prazo.
O medicamento integra a primeira linha das drogas de combate às doenças cardíacas, de proteção aos rins em pacientes com diabetes tipo 2, na recuperação de ataques cardíacas e ainda faz parte da lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes com pressão alta é de 50 mg uma vez ao dia para controlar a pressão durante um período de 24 horas.
O medicamento vai sair de circulação e só retornará depois que o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) for ajustado.
A coleta gratuita da Losartana está sendo através do SAC da Medley 0800-703-0014 (segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00).
Veja Bula do Losartana: