O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) desembarcou no final da tarde de ontem em Brasília para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL) hoje, a partir das 16h. Eles vão discutir os efeitos do recente decreto de redução das alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), aprovado pelo presidente, que terá efeito danoso sobre a Zona Franca de Manaus.
Leia mais:
Governo do AM propõe manutenção da ZFM ao Ministério da Economia
Ramos e Braga entregam no senado projeto legislativo para salvaguardar ZFM
A reunião entre Lima e Bolsonaro se segue à realizada ontem, na qual técnicos do Ministério da Economia se encontraram com o secretário da Fazenda do Amazonas (Sefaz), Alex Del Giglio, e demais representantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) e do governo do estado. Segundo Del Giglio, o governo do Amazonas pediu para excluir da lista de produtos que tiveram o IPI reduzido cerca de 3 mil itens fabricados pelas indústrias no estado.
Ainda na reunião, foi pautada a derrubada do decreto de redução de IPI. De acordo com Del Giglio, há razões para otimismo nas negociações. Em 1º de abril, o Governo Federal terá de republicar a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI). Segundo o secretário da Sefaz, essa é uma janela de oportunidade pra excepcionalizar os produtos fabricados em Manaus.
Além disso, também foi entregue ontem no Senado Projeto de Decreto Legislativo para corrigir o decreto presidencial de redução do IPI pela bancada do Amazonas.