Russos e ucranianos concordaram hoje com um cessar-fogo de 12 horas para evacuação de civis. A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, fez o anúncio desse cessar-fogo. Segundo ela, a Rússia respeitará trégua ao redor de zonas afetadas por combates, e essa trégua vai durar entre 4h e 16h de hoje (horário de Brasília).
A evacuação vai fazer uso dos corredores já estabelecidos para a retirada de civis desde a semana passada. Apesar disso, em cidades como Suny, Energodar e Izium, ainda foram reportados bombardeios para atrapalhar os esforços de evacuação. A prefeitura de Kiev, capital da Ucrânia, também coordena esforços de evacuação da sua população civil.
Leia mais:
Putin estabelece lista de condições para fim da guerra na Ucrânia
Rússia abre rotas para refugiados da Ucrânia
No momento, a Ucrânia (e o mundo) também se preocupa com a situação na usina nuclear de Chernobyl. Hoje, o assessor do presidente da Ucrânia, Mikhaylo Podolyak, disse que IAEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia Atómica) perdeu conexão com o sistema de monitoramento da usina de Chernobyl, que foi tomada pelas forças russas. No twitter, Podolyak escreveu:
“No momento, ninguém entende o que está acontecendo em Chernobyl e o que está ameaçando a região. Uma situação extremamente perigosa”.
Segundo a empresa nuclear estatal da Ucrânia, a usina estaria sem energia e que há risco de liberação de substâncias radioativas. Chernobyl até hoje é lembrada como a sede do maior acidente com energia atômica da história, ocorrido em 1986.