Notícia triste da guerra: Foi divulgada hoje a morte do prefeito da cidade ucraniana de Gostomel, Yuri Illich Prylypko. Ele foi morto por soldados russos nesta segunda. Gostomel fica próxima à capital da Ucrânia, Kiev, e é sede do aeroporto de Antonov, onde já ocorreu conflito com forças russas no último dia 25.
Leia mais:
Diplomatas da Rússia e da Ucrânia se reunirão na Turquia para conversações
Pedido de cassação de deputado avança após falas machistas sobre mulheres ucranianas
As circunstâncias da morte de Prylypko não foram esclarecidas. O que se sabe é que ele foi morto enquanto prestava assistência aos cidadãos locais após um bombardeio. Um post do Facebook da cidade informou: “O prefeito da cidade de Gostomel, Yuri Illich Prylypko, foi morto enquanto distribuía pão aos famintos e remédios aos doentes. Ninguém o obrigou a andar sob os projéteis dos ocupantes, ele poderia ter se escondido em um porão. Mas, ele morreu por seu próprio povo, por Gostomel, por sua comunidade. Ele morreu como um herói”.
Segundo o prefeito de Kiev, Vitalii Klitschko, os soldados da Rússia têm aumentado suas ofensivas às cidades próximas da capital, como Gostomel, Bucha, Vorzel e Irpin. Kiev em si não foi atacada diretamente como outras cidades da Ucrânia, mas tem sido cercada nos últimos dias pelas forças russas, com ações em localidades próximas.