O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou nesta semana a consulta dos locais de votação para os eleitores que solicitaram a transferência temporária de seção eleitoral. A medida é válida para as Eleições Municipais de 2024, que definirão prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios do Brasil.
A consulta pode ser realizada diretamente no site do TSE. Basta acessar o menu “Serviços Eleitorais” e clicar em “Título e local de votação”. O eleitor pode buscar as informações utilizando nome, número do título de eleitor ou CPF. A plataforma fornece detalhes como o número de inscrição eleitoral, zona eleitoral e o endereço completo do local de votação.
Outra opção prática para verificar o local de votação é o aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor. O local de votação é exibido logo abaixo do nome do eleitor e, além disso, o aplicativo conta com uma funcionalidade de geolocalização, auxiliando o eleitor a chegar até o seu local de votação. O e-Título já foi baixado por cerca de 46 milhões de eleitores no Brasil e está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.
Saiba mais:
- Deputada Mayra Dias pode ficar inelegível após decisão do TSE; entenda
- No Brasil, mulheres representam apenas 15% das candidaturas ao cargo de prefeito
Quem pode solicitar ?
Nas Eleições de 2024, eleitores em situações específicas puderam solicitar a transferência temporária do local de votação. Entre os beneficiados pela medida estão pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, militares em serviço no dia da eleição, presos provisórios, adolescentes em unidades de internação e servidores da Justiça Eleitoral que atuarão no pleito. Os prazos para solicitar a mudança terminaram em agosto deste ano.
*com informações de Agência Brasil