Na última quinta-feira (29/8), mais de cem toneladas de peixes mortos foram encontradas às margens de um rio em Volos, na Grécia. Autoridades locais atribuíram a mortandade a “flutuações climáticas extremas”.
Os peixes de água doce cobriram praticamente toda a baía da cidade e também afetaram rios adjacentes. A causa da morte em massa está associada a um aumento abrupto nos níveis de água devido a enchentes no final de 2023, seguido por uma seca severa e ondas de calor.
O nível da água subiu rapidamente durante uma tempestade que causou grandes inundações na Grécia central, mas recuou devido à falta de precipitação e ao calor intenso do verão. Os peixes vieram do lago Karla, que havia sido drenado na década de 1960 e restaurado em 2018 para combater a seca.
Leia mais:
VÍDEO: Panela de pressão explode e mulher fica gravemente ferida em Maceió
Caseiro é preso por agredir idoso com barra de ferro no interior do Amazonas
Para lidar com a situação, as autoridades regionais alugaram barcos de pesca e escavadeiras para retirar os peixes mortos do lago e transportá-los para incineração.
O impacto também foi sentido em pequenos negócios ao longo da orla de Volos, uma área turística, com uma redução de 80% na atividade comercial nos últimos três dias, segundo a Câmara de Comércio local. A câmara afirmou que “um forte odor ao longo da orla é repulsivo para moradores e visitantes”, prejudicando severamente o turismo na região.
Com informações G1