30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Abertura da propaganda eleitoral de candidatos a prefeito de Manaus foca em apresentação de perfis e críticas a atual gestão

Publicado em:

- Anúncio -

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão começou na manhã desta sexta-feira (30/08). Com tempos distintos no horário para se promover aos eleitores, cinco dos sete candidatos à Prefeitura de Manaus, com direito ao espaço na grade das emissoras, focaram em apresentações dos próprios perfis, com a trajetória pessoal e política, e críticas à atual gestão, no caso dos adversários de pleito do chefe do Poder Executivo Municipal, David Almeida (Avante), que concorre à reeleição.

Por ordem de sorteio, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) abriu o primeiro dia de propaganda na televisão. Crítico assíduo do prefeito, ele decidiu manter a pauta ambiental que defende desde quando iniciou a vida pública ao se eleger vereador à Câmara Municipal de Manaus (CMM), em 2020, e que virou um embate corriqueiro com o Executivo: a poluição dos igarapés.

Mandel também repetiu uma fala que, praticamente, virou uma frase de efeito de campanha: “combater a velha política”. Uma definição que aplica a todos os rivais de eleições e que contrasta com sua trajetória na política devido à juventude dele. Hoje, o parlamentar tem 23 anos.

“Manaus está assim, jogada no lixo. Os igarapés de Manaus estão assim: poluídos. E a Prefeitura de Manaus gasta mais com propaganda do que para resolver esse tipo de problema. Essa é a velha política que a gente quer combater”, disse Amom Mandel, em um curto vídeo.

E para provocar o prefeito David Almeida (Avante) e outros adversários, Mandel finaliza o vídeo com uma chamada para a “mentirada” do programa eleitoral do rival da vez no horário. “Vai, mentiroso, começa teu programa eleitoral”, afirmou.

Na sequência, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) preferiu a estratégia de apresentação de perfil ao eleitorado no início da propaganda. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Cidade buscou transmitir a imagem de quem também ajuda a população de Manaus como legislador.

A origem humilde em família virou temática da gravação do candidato. “Você conhece a história de um menino que cresceu num barco, trabalhando ao lado dos pais, subindo e descendo o [rio] Madeira e tendo o sol como testemunha de uma vida honesta, de muito trabalho, muito suor e de muita união também? Para quem não me conhece, essa é a minha história”, afirmou Roberto Cidade.

O vídeo do candidato a prefeito de Manaus pelo União foi produzido em formato semi-documental, com relatos de pessoas que conheceram o deputado antes da carreira política.

Cidade aproveitou o espaço no horário eleitoral para repetir a frase que frequentemente usou em debates políticos: “Ninguém faz nada sozinho”. Por fim, relembrou os mandatos como vereador e deputado estadual, citando alguns projetos de lei que ajudou a aprovar na Aleam e que viraram programas do governo do Estado, como o Prato Cheio, Auxílio Estadual Permanente e Passe Livre Estudantil.

“Bora mudar, Manaus”, disse citando o bordão de campanha.


Leia mais:

Central de Mídias, do TRE-AM, está responsável pela propaganda eleitoral no rádio e TV; entenda

Eleições de 2024: TRE-AM lança cartilha de propaganda eleitoral para orientar candidatos


Na gravação da vez da propaganda eleitoral, o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), a exemplo de Roberto Cidade, se apresentou aos eleitores e iniciou o vídeo com uma rápida biografia. O candidato a prefeito de Manaus, indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quis mostrar um perfil humanitário, que prioriza o social.

“O que vai ficar na minha história é o resultado das coisas que eu fiz. Se salvou uma pessoa, tudo já valeu a pena, tudo já valeu a pena. Se uma criança ia abandonar a escola e já não abandonou a escola, tudo já valeu a pena. Eu tenho a absoluta clareza de qual é o meu lugar, que é Manaus, e tenho absoluta clareza de qual é a minha missão, que é servir a Manaus. Vamos juntos”, declarou.

Em seguida, foi a vez do deputado federal Capitão Alberto Neto, candidato do PL e escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar as eleições majoritárias em Manaus. Policial de carreira, abriu o vídeo com referências ao nome da coligação dele como candidato “Ordem e Progresso” para criticar a administração do prefeito David Almeida em áreas como saúde, segurança pública, transporte e educação.

O perfil familiar e profissional de Alberto Neto, que teve passagens pela Força Aérea Brasileira e Polícia Militar do Amazonas antes dos dois mandatos seguidos como deputado, também foi mencionado. Uma tendência dos candidatos ao Poder Executivo neste primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio e TV. Mas diferente dos outros adversários incluiu uma apresentação sobre a candidata a vice-prefeita dele, a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair (Novo).

A gravação informa que a “ordem” seria representada pelo Capitão Alberto Neto e o “progresso” trazido por Maria do Carmo. O vídeo, que não tem nenhuma fala do deputado federal e nem da empresária, encerra citando o apoio de Jair Bolsonaro à chapa e os princípios da direita bolsonarista.

E para fechar a manhã do primeiro dia de propaganda eleitoral, o prefeito David Almeida (Avante) também quis mostrar um lado mais pessoal e de origem humilde. O atual chefe do Executivo novamente relembrou a criação familiar no bairro Morro da Liberdade, zona sul da cidade, e com os depoimentos de amigos e conhecidos pretendeu reforçar uma imagem de “homem do povo”.

O material gravado e editado apresentou registros da convenção partidária do Avante no Espaço Via Torres, onde o nome de David Almeida foi oficializado para as eleições. Em cada cena, uma multidão é vista como se o prefeito quisesse recordar a população que para a reeleição lidera as pesquisas de intenções de voto.

“Foi Deus que me colocou onde eu estou e me fez instrumento para ajudar a vida das pessoas dessa cidade”, diz o prefeito David Almeida, que em tom de figura messiânica lembrou que enfrentou neste mandato a Covid-19, a “grande enchente” e a “pior de todas as estiagens” em Manaus.

No encerramento do vídeo, David Almeida listou todas as ações da gestão dele em Manaus que considerou melhorias nas áreas da saúde, educação, transporte, infraestrutura e lazer. Depois de citar o legado como prefeito, ele fez um apelo emocionado para conseguir mais quatro anos de mandato. O áudio com as declarações de Almeida foi retirado da convenção partidária.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
- Anúncio -