Você já deve ter ouvindo alguém falar do gengibre sendo utilizado em chás, sucos verdes, sopas, e além de ser usado como um tempero devido ao seu forte sabor. De origem asiática, é utilizando há mais de 3 mil anos por suas propriedades medicinais. E também é bastante adotado na culinária japonesa.
Por conta do uso medicinal e culinário, o gengibre se popularizou no mundo interior, especialmente por ter propriedades antioxidantes e termogênicas. Mas não para por aí, em diversas pesquisas já realizadas, é apontado que o gengibre também pode ajudar na saúde digestiva da pessoa.
Por isso, que o Fiscaliza News separou algumas informações sobre os benefícios e montou uma receita de chá simples para quem quiser experimentar e aderir do gengibre na vida.
Veja também:
Planos de saúde são obrigados a cobrirem testes rápidos de Covid-19
Amazonas e HUGV ampliam parceria para aumentar leitos na rede estadual de saúde
O gengibre é fonte de minerais, incluindo magnésio, cálcio e potássio. Também possui vitamina C e B6.
O uso medicinal do gengibre é atestado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que confirma seu uso eficaz no tratamento de resfriados e gripes. Além de ser um ótimo anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, é antibacteriano. Os chás e xaropes são ideias no combate a catarros e tosses.
Ainda de acordo com a OMS, o gengibre também é indicado para quem sofre com náuseas, sejam elas devido a uma doença ou não.
Mulheres que sofrem com cólicas, também podem ver o gengibre como um aliado. Por ser um anti-inflamatório, ele ajuda quem têm problemas nas articulações e sentem dores musculares. Além disso, o seu óleo também é utilizado em massagens para aliviar as dores.
O gengibre é rico em agentes antioxidantes. Então se você busca evitar o envelhecimento precoce da pele, ele é um aliado.
Vale destacar aqui, que quando ele está cru a quantidade de nutrientes que ele fornece é muito maior, então evite cozinhar muito essa raiz para ter todos os seus benefícios na sua alimentação. E ele pode ser consumido de diversas formas, que vão do cru ao em pó.
E lembre-se: use com moderação, nada de exageros ein?!
Chá de gengibre
2cm de gengibre fresco em 200 ml de água mineral ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada um 1 litro de água mineral.
Preparo: coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e quando estiver morno, coe e beba em seguida.
Não ultrapasse o limitar de tomar 3 vezes por dia.