31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Plínio Valério acredita que Senado aprovará sem dificuldades Galípolo para presidir BC

Publicado em:

- Anúncio -

Em entrevista ao portal Rede Onda Digital, o senador Plínio Valério (PSDB-AM), relator da PEC que dá autonomia ao Banco Central (BC), afirmou nesta quinta-feira (29/08), que a indicação do economista Gabriel Galípolo para presidir o BC deve ser aprovado sem dificuldades pelo Senado Federal. A previsão é que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da Casa Legislativa, realize a sabatina com Galípolo, nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 9 de setembro.

“Depois da indicação do [Gabriel] Galípolo, que o presidente [Lula] fez o anúncio, muitas perguntas e muito zunzunzum se a sabatina vai ser antecipada ou não. Particularmente, eu acredito que não. Acredito que isso aí é para jogar [o nome] para sentir [a reação] o mercado de como será essa mudança. Nos bastidores do Senado, a gente não fala em sabatina, ainda não”, disse o parlamentar.

Atualmente na diretoria de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo é visto pelo senador como um perfil que poderá defender a independência da entidade em relação ao governo federal. Mas antes, o economista precisa ser aprovado como novo presidente do Banco Central na sabatina e também no plenário do Senado, em votação secreta.


Leia mais:

Lula indica economista Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central

Plínio Valério detona ONGs e Marina Silva em defesa da BR-319: “são mentirosos e hipócritas”


Plínio Valério não vai ser contra a indicação de Galípolo, apesar de ser oposição ao governo Lula. Ele afirmou ser uma estratégia equivocada retardar um processo técnico e prevê dois embates distintos na sabatina do Senado.

“Na sabatina, vão ter dois tipos de perguntas. Aquelas da oposição, ferrenha que vai tentar acuá-lo [Gabriel Galípolo] e as do governo que vão blindar. Aquele pessoal que faz perguntas como se fosse uma bola levantada na área para ‘neguinho’ chutar e fazer o gol, ou então, cair para marcar um pênalti e o cara bater um pênalti. Particularmente, eu acredito que ele não vai ter essa dificuldade de ser aprovado, porque eu penso assim: eu, como senador da República, o presidente Lula, [eu] gostando dele ou não, tem a prerrogativa de fazer a indicação e a gente não tem porquê contestar a prerrogativa dele. Derruba o nome e derruba outro, isso não leva a nada”, afirmou Valério.

Em uma postagem nas redes sociais, o senador Omar Aziz (PSD-AM), que pertence à base aliada do presidente Lula, praticamente fez votos para uma boa administração de Gabriel Galípolo, que se for aprovado assume a presidência do BC em 2025. A esperança de Aziz é que a instituição priorize a população mais afetada pelas medidas econômicas da União.

“É fundamental que o novo comando do Banco Central esteja alinhado com os interesses das pessoas que mais precisam, promovendo uma política monetária que impulsione o crescimento econômico e atenda às necessidades do nosso povo. Confio que a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos será uma oportunidade para discutir de forma transparente e responsável o futuro do BC e seu papel no desenvolvimento do país”, escreveu o senador.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -