Um barco da Guarda Civil da Espanha passou por cima de uma lancha com migrantes que tentava entrar em território espanhol. O caso aconteceu no domingo (25/8), mas o vídeo da ação policial foi divulgado nesta quarta (28).
O “atropelamento” aconteceu durante uma perseguição da polícia espanhola à embarcação, que tentava entrar no enclave espanhol de Melilla — território no norte da África que faz formalmente parte da Espanha. Havia quatro pessoas a bordo do barco atropelado.
A cena foi registrada por banhistas da praia de Aguadú, umas principais de Melilla e que costuma ficar bastante cheia nesta época do ano, verão na Europa. Veja abaixo:
Leia mais:
Promotor italiano abre investigação de homicídio culposo sobre naufrágio de iate
“Catástrofe em escala mundial”, diz secretário da ONU sobre elevação do Oceano Pacífico
As imagens mostram que a embarcação da Guarda Civil aborda a lancha com os migrantes e tenta impedi-los de seguir viagem em direção a águas espanholas. O barco menor, porém, não diminui a velocidade e tenta escapar dos perseguidores.
Também é possível ver o piloto da Guarda Civil então faz uma manobra e passa por cima da embarcação menor. Nesse momento, banhistas que assistiam à perseguição gritam para os policiais, reprovando a atitude.
Apesar do incidente, os migrantes a bordo sofreram apenas ferimentos leves. O grupo foi detido, porque já tinham entrado ilegalmente em águas espanholas no momento do atropelamento.
Políticos ligados à esquerda e ativistas dos direitos humanos da Espanha e também do Marrocos pediram que autoridades abrissem uma investigação sobre o caso, mas a Guarda Civil e o governo espanhol não haviam se manifestado até o momento de postagem desta matéria.
Travessias a barco entre Marrocos e Espanha representam hoje uma das principais rotas migratórias entre África e Europa. Além de Melilla e Ceuta, o outro enclave espanhol no norte de África, o sul da Espanha também é um destino frequente de milhares de migrantes anualmente, que tentam a travessia ilegal para dentro do território espanhol.
Com informações de G1