Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, morreu na noite desta terça-feira (27/08), em São Paulo. O jogador tinha 27 anos e deixa esposa e dois filhos, sendo um recém-nascido.
O jogador desmaiou, na quinta-feira (22/08), no centro do gramado aos 39 minutos do segundo tempo durante a partida contra o São Paulo, no estádio Morumbis, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores.
Uma ambulância encaminhou o atleta desacordado às pressas para o hospital, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele ainda teve uma parada cardíaca antes de chegar à unidade hospitalar, sendo reanimado com uso de desfibrilador.
O jogador de 27 anos estava internado desde quinta-feira (22/08) e foi diagnosticado inicialmente com uma arritmia cardíaca. A morte foi confirmada pelo clube uruguaio.
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável. Que descanse em paz. Juan, você estará conosco para sempre”, escreveu o Nacional nas redes sociais.
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
Izquierdo ficou sedado ao longo dos dias, em ventilação mecânica e cuidados intensivos neurológicos. O Club Nacional de Football informou morte cerebral do jogador. Há dez anos, o defensor foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca, quando era atleta do Cerro, do Uruguai.
A informação foi revelada pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, na última segunda (26/08). Izquierdo nasceu em Montevidéu, capital do Uruguai.
Leia mais:
Pistoleiro de capacete mata borracheiro a tiros na zona Leste de Manaus
Antes de cortar cabelos, homem é executado a tiros na zona Norte de Manaus
O atleta iniciou a carreira no modesto Cerro, da capital uruguaia, em 2018. Depois, vestiu as camisas do Peñarol, Montevideo Wanderers e Atlético San Luis antes de chegar ao Nacional, em 2022. Em sua primeira temporada pelo Bolso, ajudou na conquistar o título do Campeonato Uruguaio. Ele ainda passou por Liverpool, do Uruguai.
Na atual temporada, o zagueiro marcou um gol em 24 partidas. O translado do corpo para o ato fúnebre e sepultamento será feito por um avião da Força Aérea Uruguaia.