Desde a última sexta-feira (23/08), municípios do interior de São Paulo enfrentam uma série de incêndios florestais que têm provocado devastação e colocado em risco a vida de moradores e o meio ambiente. Mais de 40 cidades já estão em alerta máximo, com o estado mobilizando todos os recursos disponíveis para conter as chamas. O decreto de emergência, que estabelece medidas de combate e prevenção aos incêndios, foi publicado no Diário Oficial do estado e tem validade de 180 dias.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que a resposta ao desastre envolve uma força-tarefa composta por aeronaves da Polícia Militar, da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB). O Corpo de Bombeiros também está atuando de forma intensiva para controlar os focos de incêndio.
A Defesa Civil do estado tem emitido orientações para a população das áreas afetadas. A principal recomendação é que os moradores mantenham a atenção redobrada ao transitar por regiões com focos de incêndio ou onde a fumaça esteja densa. Dirigir com cuidado, evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e não se deslocar pelas rodovias que estão interditadas são medidas essenciais para garantir a segurança de todos.
Saiba mais:
- Defesa Civil decreta alerta para baixas temperaturas em São Paulo
- VÍDEO: Onda de incêndios atinge cidades e mata dois funcionários de usina no interior de São Paulo