Após a Justiça Eleitoral suspender temporariamente as redes sociais do candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), uma conta reserva do influencer e ex-coach no Instagram bateu 1 milhão de seguidores em poucas horas. Até às 15h50 (de Manaus) deste sábado (24/08), Marçal apresentava um crescimento exponencial de seguidores em outras contas dele pela internet.
Desde que a liminar do juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, sobre a suspensão das redes sociais do influencer foi anunciada, Pablo Marçal começou a criar “perfis reservas” de uma série de contas. Enquanto participava de motociata em São Paulo com apoiadores, neste sábado, as redes do candidato compartilharam uma série de imagens informando os novos perfis do ex-coach.
A suspensão das contas ocorreu após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), movida pelo PSB, de Tabata Amaral, e cabe recurso no TRE-SP. O empresário informou que irá recorrer da decisão.
A ideia é que, mesmo se não conseguir reverter a decisão ou se a restrição for expandida, Marçal mantenha uma presença digital,que é seu principal meio de comunicação, já que o candidato ficará de fora do horário eleitoral gratuito na rádio e TV. As contas no Instagram, Twitter, Telegram, TikTok e Gettr já começaram a reunir, em poucas horas de divulgação, milhares de seguidores.
De acordo com a Justiça eleitoral, para ter direito a uma cota do horário eleitoral, as siglas precisam ter 12 deputados federais ou terem atingido 2% dos votos válidos em pelo menos nove unidades da federação na eleição de 2022, marca que o partido de Pablo Marçal, o PRTB, não conseguiu superar.
Após a decisão e antes de ter seu perfil derrubado, Marçal realizou uma live no Instagram na manhã deste sábado, no qual classificou a decisão como “sem fundamento”. Em vídeo, ele mobilizou seus seguidores a questionarem a sentença do TRE e prometeu vencer a eleição no primeiro turno.
“Vão derrubar as minhas redes sociais por causa de uma invenção jurídica. Obrigado por vocês me perseguirem. Toda perseguição acelera o processo. Derrubem minhas redes sociais que vocês vão ver, vou aparecer até dentro da sua geladeira”, afirmou o político.
Leia mais:
Justiça Eleitoral suspende perfis de Pablo Marçal nas redes sociais
Marçal chama Carlos Bolsonaro de “retardado”; vereador diz que vai processá-lo
Motociata em SP
Neste sábado, Pablo Marçal participou de uma “motociata” em São Paulo. O encontro reuniu algumas dezenas de motociclistas, que demonstraram apoio ao empresário e reclamaram da decisão da Justiça Eleitoral, que suspendeu os perfis do candidato usados para monetização.
Críticas a Bolsonaro não eram bem recebidas, e alguns falavam que “a culpa não era do ex-presidente por ter de apoiar Nunes”. Outros apoiadores celebravam quando Marçal mirava a artilharia no governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ‘porta-voz’ da campanha do emedebista.
O modelo de manifestação é amplamente utilizado por Bolsonaro e tem sido seu formato de ato favorito quando se reúne com apoiadores e aliados. O evento foi organizado pelo candidato a vereador do PRTB, Roberto Lata.
Com informações do Globo