O senador Plínio Valério (PSDB-AM) tem utilizado suas redes sociais na última semana para criticar duramente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e as Organizações Não Governamentais (ONGs) que, segundo ele, estariam agindo contra os interesses do Amazonas e do Brasil.
Em um áudio exclusivo enviado à Rede Onda Digital, Plínio Valério lamentou que o Tribunal Superior não tenha acatado uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU) em defesa da pavimentação da BR-319. Segundo ele, isso demonstra que a luta é mais complexa e que há forças poderosas trabalhando contra o progresso da região.
“Sabemos dos observatórios financiados por ONGs, que só trabalham para denegrir o Brasil, pregando que a BR-319 vai desmatar[…] São mentirosos, são hipócritas”, comentou o senador.
Valério afirmou que continuará usando a tribuna do Senado para desmentir as “mentiras” propagadas por esses grupos e cobrando ações concretas do governo federal. Ele também mencionou que pretende se aproximar ainda mais da AGU para garantir que a luta pela pavimentação da BR-319 continue.
“Eu entendo que a 319 é a nossa redenção […] Então a luta continua”, finalizou ele.
Saiba mais:
- “Se a BR-319 não fosse negada por ela, estaríamos livres do isolamento”, dispara Plínio sobre Marina Silva
- Votação da PEC do Banco Central é adiada para agosto e Plínio Valério dispara: “Se dependesse de mim votaríamos hoje”
Críticas nas redes sociais
Em uma série de postagens no Instagram e no X (antigo Twitter), o parlamentar denunciou o que considera uma “zombaria” da ministra em relação à tragédia ambiental enfrentada pelos amazonenses e acusou as ONGs de impedirem a pavimentação da BR-319, uma rodovia estratégica para a região.
“A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, zomba da tragédia dos amazonenses. Essa é a verdade. Ela tem ignorado os graves problemas ambientais no Brasil, como as queimadas na Amazônia e no Pantanal”, escreveu em uma postagem feita em sua conta do Instagram.
Valério afirmou, ainda, que Marina Silva vem ignorando questões cruciais como as queimadas na Amazônia e no Pantanal. O senador ressaltou a importância da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, para a integração regional e a segurança nacional, especialmente em períodos de estiagem, quando o transporte fluvial se torna inviável.
Ver essa foto no Instagram
Já no X, Valério acusou ONGs financiadas por organizações internacionais como WWF e Greenpeace de tentarem impedir o “direito de ir e vir” dos brasileiros ao barrar a recuperação da BR-319.
“A verdade é que preservamos nossas florestas, e a BR-319 será concluída”, escreveu o senador.
ONGs financiadas pela WWF e pelo Greenpeace, que por sua vez recebem recursos de grandes fundos internacionais, tentam impedir o nosso direito de ir e vir. A verdade é que preservamos nossas florestas, e a BR-319 será concluída. pic.twitter.com/76PK52gNs1
— Plínio Valério (@PlinioValerio45) August 21, 2024