A Amazonas Energia, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica, negou o risco de apagão após Manaus bater o recorde de consumo de energia com 1.731,91 MW (Megawatts), na terça-feira (20/08), devido o intenso calor, as queimadas e a seca dos rio. Os dados foram divulgados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Em nota, a concessionária informou que, apesar do recorde de consumo de energia elétrica, “não há risco de apagão motivado pela alta demanda à cidade de Manaus e sua região Metropolitana, haja vista que o ONS já está tomando medidas necessárias, como o acionamento de usinas termoelétricas, para garantir o fornecimento através do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
A concessionária pede ainda que as pessoas “utilizem a energia elétrica de forma consciente, principalmente, entre os períodos de 13h30 e 15h30 e das 19h30 às 22h30”.
Leia mais
Princípio de incêndio atinge usina termelétrica e causa ‘apagão’ em Barcelos
Apagão deixa bairros de Manaus e região metropolitana sem energia nesta segunda
Recorde de consumo
Ainda conforme o ONS, o alto consumo em Manaus e a Região Metropolitana, composta pelos municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru, se aproxima do valor registrado em outubro do ano passado, em que atingiram 1.748 MW.
Os dados apontam ainda, que a Região Norte bateu 8.322MW, superando os 8.274 MW, médios de 8 de agosto de 2023, o recorde anterior.