Hoje, o site da Americanas voltou a funcionar depois dele e de outros do grupo Americanas S.A. terem sido alvo de ataque hacker. Desde o último sábado, 19, o site e seu aplicativo passaram por instabilidades até caírem. Os sites do Submarino e do Shoptime, também pertencentes a Americanas S.A., também pararam de funcionar, mas estão voltando – ao meio dia o Submarino retomou suas atividades.
Veja mais:
Sites das lojas Americanas, Submarino e Shoptime saem do ar: há suspeita de ataque hacker
MPF pede explicações sobre ataque hacker ao Conecte SUS
Comunicado divulgado pelo grupo informa: “As Americanas informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta-feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre 19 e 20 de fevereiro. Não há evidências de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo”.
Consta-se que o grupo criminoso Lapsus, que também teria invadido o Ministério da Saúde há alguns meses, assumiu a autoria pelo ataque, mas essa informação não foi confirmada pela Americanas.
A paralisação dos sites levou a atraso nas entregas das compras dos clientes e a prejuízos estimados em R$ 100 milhões por dia. Centenas de clientes reclamaram nas redes sociais da empresa. O site da Forbes estima que a companhia perdeu cerca de R$ 2 bilhões em valor de mercado com o incidente. Com o restabelecimento dos sites, as ações do grupo Americanas S.A. voltaram a subir nesta quarta, após dois dias de quedas consecutivas.
Via Folha de S. Paulo e Forbes.