Na próxima segunda-feira (26/08), o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, composto por entidades como a Arquidiocese de Manaus, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AM), o Conselho Regional de Administração (CRA-AM), o Conselho Regional de Economia (Corecon), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (Sinjor-AM) e o Sindicato dos Fazendários do Amazonas (SIFAM), formalizará o manifesto “Compromissos contra a corrupção e pela boa governança” destinado aos candidatos à Prefeitura de Manaus.
Com essa proposta, o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção busca comprometer os candidatos a prefeito com uma série de medidas que visam a melhoria da gestão pública, a transparência e a inclusão social. As propostas vão desde o combate à corrupção até a implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico sustentável e a justiça social.
Após o lançamento, o manifesto estará disponível na sede do Sindicato dos Jornalistas para adesões de candidatos e entidades da sociedade civil que desejam apoiar uma iniciativa.
Entre os 24 compromissos listados no manifesto, destacam-se:
- Transparência e Governança Pública : Melhorar a posição de Manaus no Índice de Transparência e Boa Governança Pública.
- Ética na campanha eleitoral : Realizar campanhas eleitorais sem o uso de caixa dois e sem abuso do poder político e econômico.
- Participação popular : Ampliar a participação da sociedade nas decisões orçamentárias, incluindo a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
- Geração de emprego e renda : Implementar políticas públicas para a geração de emprego e renda, especialmente para os países mais vulneráveis, e fomentar a participação de micro, pequenas e médias empresas nas compras públicas.
- Inclusão social : Promover a inclusão social de mulheres, negros e povos originários, garantindo melhores oportunidades de acesso à educação, moradia e mercado de trabalho.
- Defesa da Zona Franca de Manaus : Defensor do modelo econômico da Zona Franca, crucial para a geração de empregos e para a economia local.
- Mobilidade urbana : Melhorar a mobilidade urbana com intervenções e obras viárias, priorizando o transporte coletivo.
- Saúde e educação : Ampliar a cobertura da saúde básica de 75% para 100% da população e aumentar o número de creches públicas.
- Revitalização do Centro Histórico : Preservar e revitalizar o Centro Histórico de Manaus, ordenando o comércio informal e incentivando atividades comerciais e culturais.
Saiba mais:
- Pesquisa EAS: David e Amom seguem para o 2° turno; Cidade e Alberto Neto disputam o terceiro lugar
- Amigo íntimo de David Almeida, Chico Preto declara apoio a Alberto Neto para Prefeitura de Manaus