Durante o fim de semana, os sites das Americanas e do Submarino apresentaram instabilidades e saíram do ar na madrugada de domingo para segunda. A Americanas S.A., dona das marcas, informou um “acesso não autorizado” em comunicado e afirmou que busca uma solução para o problema.
Veja mais:
MPF pede explicações sobre ataque hacker ao Conecte SUS
Hackers invadem aplicativo de delivery de comida e causam pânico entre os usuários
E na tarde de hoje, o site da companhia Shoptime também saiu do ar. Todos os sites pertencem ao mesmo grupo. Nesta manhã, as páginas das Americanas e do Submarino apontavam “falha de DNS”. O problema também está afetando os aplicativos das marcas – as lojas físicas seguem funcionando normalmente.
No seu comunicado, a dona das marcas afirmou: “A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”.
Enquanto os Procons dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro notificaram a Americanas para prestar esclarecimentos sobre as falhas em suas lojas virtuais, alguns sites noticiam que as empresas foram vítimas de ataque hacker: Consta-se que o grupo criminoso Lapsus, que também teria invadido o Ministério da Saúde há alguns meses, assumiu a autoria pelo ataque, mas essa informação não foi confirmada pela Americanas. Enquanto isso, as ações da companhia na Bolsa já caíram cerca de 5,5%.
Com informações de G1 e Veja Online.