Durante uma sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) o clima esquentou entre os deputados Daniel Almeida (Avante) e Alessandra Campêlo (Podemos). O ponto de discórdia girou em torno da gestão dos elogios feitos por Daniel ao seu irmão, o prefeito David Almeida.
Durante seu pronunciamento, na última quinta-feira (15/08), Daniel Almeida exaltou as realizações do irmão à frente da prefeitura de Manaus. Em tom confiante, o deputado destacou o que considerou ser um “show de administração pública” conduzido por David Almeida. Ele mencionou os avanços na educação básica e na saúde, áreas que, segundo ele, estão em seu melhor momento na história da cidade.
“Hoje, Manaus pode bater no peito e dizer que tem a melhor educação básica de todos os tempos. […] Nós somos sete vezes consecutivas a melhor saúde do município, e isso é recorde. Nunca nós vimos isso na história da cidade de Manaus”, afirmou Daniel Almeida.
O deputado ainda comparou a administração municipal com a estadual, criticando o Governo do Amazonas por atrasos em pagamentos e progressões dos servidores públicos, ao contrário da gestão municipal.
“No município, todos os salários dos servidores são pagos em dia, todas as progressões são pagos em dia, diferentemente, infelizmente, do governador do Estado [Wilson Lima], que tem se perdido na administração pública, deixando Manaus, o Amazonas, passar uma grande vergonha na administração pública”.
📌Eleições 2024: Daniel Almeida elogia irmão pelo índice de Ideb em Manaus pic.twitter.com/y8KftmrCE5
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 19, 2024
A resposta não demorou. A deputada Alessandra Campêlo, do Podemos, não apenas contestou as afirmações de Daniel Almeida, mas também subiu o tom, acusando-o de fazer campanha eleitoral dentro do parlamento.
“Vergonha é você vir aqui fazer um monte de fala, um monte de acusação, fazer campanha eleitoral, como ele acabou de fazer, e sair do plenário”, disse ela.
Alessandra também questionou a veracidade das pesquisas que colocariam David Almeida como o prefeito mais bem avaliado do Brasil. Em seu discurso, ela criticou a distância entre os resultados das pesquisas e a realidade vivida pela população, especialmente nas áreas mais vulneráveis de Manaus, como os terminais de ônibus e a periferia.
“Ele deveria fazer essa pesquisa lá no terminal de ônibus. Ele deveria fazer essa pesquisa dentro de um ônibus lotado. Ele deveria fazer essa pesquisa na periferia, onde as mães têm que parar de estudar e trabalhar, porque não tem creche para colocar seus filhos”, disparou a deputada.
A deputada finalizou sua fala reafirmando que Daniel Almeida utilizou o plenário para praticar crime eleitoral.
“Aqui ninguém tá dizendo que o Estado tá às mil maravilhas, não. A pessoa vir aqui mentir e no final da fala fazer uma fala eleitoral, isso é crime, viu?”, concluiu Alessandra.
📌Discurso de Daniel Almeida causa revolta de parlamentar, veja: pic.twitter.com/OW80iXcVkF
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 19, 2024