Chegou ao fim nesta sexta-feira (16/8), as negociações que devem decidir a paz sobre a Faixa de Gaza. Porém, há um clima de indefinição apesar da “atmosfera positiva” citada em declaração conjunta dos mediadores do encontro.
Catar, Estados Unidos e Egito trabalharam com conjunto para mediar a nova tentativa de negociar um cessar-fogo para o conflito. A reunião contou com representantes de Israel. O Hamas, no entanto, decidiu não enviar uma delegação para Doha.
De acordo com comunicado conjunto divulgado pelos três governos, os EUA apresentaram uma proposta que “preenche as lacunas restantes” para a implementação do plano de cessar-fogo divulgado por Joe Biden, em maio.
Leia mais:
Gaza: Exército de Israel diz que resgatou quatro reféns do Hamas com vida
Ainda segundo a declaração, autoridades dos governos de Catar, Estados Unidos e Egito vão se reunir no Cairo, antes do final da próxima semana. O objetivo da nova reunião é “concluir o acordo sob os termos apresentados hoje”.
Após o fim da reunião, Benjamin Netanyahu disse esperar que a nova reunião exerça pressão para que o Hamas aceite os termos do acordo, dando a entender que o teor das negociações agradou o governo israelense.
*Com informações do Metrópoles.